Reflexo Inato II - Intensidade e Magnitude

segunda-feira, abril 05, 2010



Para considerarmos as relações entre estímulos e respostas, é necessário entender um conceito muito importante dentro da psicologia comportamental: a intensidade do estímulo e a magnitude da resposta.
Para entender essa relação, é necessário ter por base a relação entre as quantidades, ou seja, o quanto de estímulo e o quanto de resposta eliciada.

É simples, dia quente, você acorda com aquela imagem da repórter do tempo dizendo “mínima de 35 e máxima de 40 graus”. Você já sabe que vai verter suor pelos poros. Se não bastasse isso, é dia em que você deve ir ao banco pagar as contas.

Analisando fisiologicamente, fazemos parte dos animais homeotermos. Isso significa que temos alguns “mecanismos” que mantem a temperatura do nosso corpo constante aproximadamente (36,5 °C). Sendo assim, num dia em que a temperatura chega aos 40 °C, seu corpo não chegará aos 40°C. Para isso, suamos e conseguimos manter nossa temperatura constante (a água troca calor com o corpo e evapora liberando o calor em excesso).

Mas que raios isso tem a ver com intensidade e magnitude?

Você vai ao banco e percebe que suas roupas estão molhadas de suor. Isso acontece em dias normais de calor (25 °C à 30 °C)? Não. Em matemática, diríamos que a intensidade do calor é diretamente proporcional à magnitude do suor. Isso significa que quanto mais calor, mais suor. Essa é a relação existente.




Agora se ao entrar no banco, você se depara com uma temperatura de 10 °C promovida por um super ar condicionado? Bom, se você não morrer de um choque térmico, vai perceber que a reação do seu organismo será diferente. Arrepios e tremores serão diretamente proporcionais à intensidade do frio.

• Bom psicólogos, essa é uma habilidade em que deve ser exercitada o quanto antes. A observação é vital para o psicólogo. Sendo assim, necessário é que você saiba identificar e medir o comportamento.
Como assim medir?
“Eu estava com MUITO medo, na medida em que o elevador subia os andares.”
“Fiquei MUITO ansioso quando percebi que viajaria novamente”

Fique atento às intensidades nas quais as emoções se apresentam.

Um abraço

0 comentários:

 
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo | by TNB ©2010